sexta-feira, 25 de julho de 2014

                  
                     
                           COMUNICADO AOS ALUNOS DOS 9ºS ANOS
 
 
EMEF FIRMINO TIBÚRCIO DA COSTA

TRABALHO COLABORATIVO AUTORAL

Instituído pelo Decreto Nº 54.452 de 10.10.2013 Programa Mais Educação São Paulo

Regulamentado pela Portaria Nº 5.390 de 14.10.2013 Artigo 5º

9ºs anos/2014

 

Objetivos:

      Inserir o jovem no mundo literário com uma proposta para entendimento e ressignificação das obras com a utilização de linguagens contemporâneas.

      Resgatar e valorizar o hábito de leitura e demonstrar que a compreensão do mundo no contexto passado pode nos remeter a ampliar o entendimento de realidades no momento atual.

 

1ª ETAPA

Valor da atividade: 4,0* (nota individual) – Período de entrega: 04 a 08 de Agosto de 2014.

 

      Escolha e leitura do livro (previamente selecionados pela POSL – Professora Cida) – esta escolha determinará o Professor Tutor de cada grupo.

      Preenchimento da Ficha de Leitura com os itens: relacionar os vocábulos desconhecidos e pesquisar seu significado; retirar da leitura situações e contextos que permeiam a trama da história (violência, romance, adultério, profissões, guerra, relações familiares, cultura, artes...); caracterização da obra.

 

2ª ETAPA

Valor da atividade: 6,0* (nota individual) - Período da entrega: 25 a 29 de Agosto de 2014.

Pesquisa:

  • Sobre o contexto da época a que se remete a obra: cultura, economia, política, sociedade, meios de comunicação, transporte, vestuário e moda, arte, entretenimentos, costumes, religiosidade, curiosidades, entre outros. Esta pesquisa subsidiará o processo de criação do roteiro para a modalidade de trabalho final escolhida por cada grupo.
  • A pesquisa será orientada por um roteiro que estabelecerá o formato para entrega e apresentação deste trabalho, a parte de responsabilidade de cada aluno, a produção de uma conclusão que contemple o entendimento da obra e uma comparação com o contexto atual.

* O valor das atividades da 1ª e 2ª etapas somadas gerará uma nota (de zero a dez) e será utilizado como uma das avaliações para compor a nota do 3º bimestre em todas as disciplinas.

3ª ETAPA

Valor da atividade: 10,0* (nota individual) – Período de realização: 4º Bimestre.

*A nota obtida na 3ª etapa será utilizada como uma das avaliações para compor a nota do 4º bimestre em todas as disciplinas.

Processo de produção dos trabalhos:

  • Os alunos definirão a modalidade de trabalho (curta metragem, dramatização, animação, história em quadrinhos);
  • Inspirados no livro escolhido e na pesquisa realizada criarão o enredo para a história;
  • Utilizando os horários, com agendamento prévio, das aulas de Sala de Leitura e Informática Educativa para atendimento ao TCA e a pesquisa (3ª feira e 6ª feira das 12 horas às 13 horas e 30 minutos), em horários previamente agendados com o professor tutor ou com a coordenação pedagógica desenvolverão a produção dos trabalhos na escola. Não serão necessários encontros fora da escola para realização dos trabalhos.
  • Os professores tutores orientarão os alunos sobre características dos trabalhos: duração, organização da história, supervisão da produção, agendamento dos dias e locais a serem utilizados na escola pelo grupo para realização dos trabalhos e avaliarão a participação, realização e cumprimento das tarefas de cada aluno do grupo.

 

4ª ETAPA

Valor do TCA: 10,0 – Final do 4º Bimestre de acordo com calendário a ser publicado em Novembro.

      Apresentação do TCA para a banca julgadora. Esta apresentação será aberta aos familiares dos alunos em apresentação destes trabalhos.

      O material produzido ficará arquivado na escola a disposição da Secretaria Municipal de Educação e será oferecido como acervo para a Academia Estudantil de Letras Vinícius de Moraes.

 

Intervenção social esperada

  • Resgatar a leitura literária clássica buscando recontá-la com recursos de comunicação atuais e valorizar a formação escolar no processo de ampliação para o entendimento e a inserção no mundo nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário